Vital Lordelo: Há coragem sempre agora

Conheço o Vital tem um bom tempo, mas ainda não nos conhecemos pessoalmente. Ele é artista plástico, tem 31 anos e mora em Porto Alegre mas é de Brasília.

O Vital começou a carreira em 2005, quando se mudou de Brasília para Porto Alegre.

Aqui desbravei a cidade com olhos de novidade e encanto, comecei a frequentar exposições, ter contato com artistas e iniciei meu processo com desenhos, colagens e cartazes de rua feitos a mão.

Em 2007 ele realizou a primeira exposição coletiva, a 1º Bienal B. Este ano ele acabou de realizar a última exposição individual na cidade, A rua que dá no Museu, que foi uma mostra com 12 cartazes de um projeto de dois anos e meio.

No total Vital acumula 10 anos de Porto Alegre, 8 anos de trabalho na arte, mais de 25 exposições entre individuais e coletivas em capitais brasileiras como Belo Horizonte, São Paulo e claro cidade de Porto Alegre e no interior do estado do RS. Também tem trabalhos espalhados em Buenos Aires, Montevidéu, Santiago do Chile, Paris, Amsterdã, Berlin,Londres, Nova York Cidade e Lisboa. Não é pra qualquer um!

vital6

vital4

Vital também vê diferença no cenário brasileiro desde que começou.

Existe um amadurecimento de pensar arte, o trabalho modificou-se trabalhava com desenho, colagem e pintura hoje estou mais gráfico, com carimbos, xilogravura, cartazes de rua (lambe lambe) e serigrafia.

vital2Vital quer transmitir com sua arte que humanizar é pensamento necessário da arte, despertar no homem a necessidade do sentimento. O pensamento da cidade segue na competitividade entre indivíduos e por fim forma-se um ser solitário que a todo custa busca, vibra e berra por lucro. Onde foi parar os valores humanos?

Meu processo é retratar minha vivência na cidade, com isso desvendo os corações e desemba(ra)ço janelas da alma de quem assim percebe meu registro no espaço urbano.

Em 2007 fui selecionado para 1º Bienal B juntamente com diversos artistas de Porto Alegre. Lembro me bem da euforia que tomou conta, algo que ainda é recorrente a cada nova mostra.

vital1Sobre outros projetos Vital reforça

Estou voltando as pinturas e colagens, ando sentindo uma necessidade de montar um livro com tudo que já fiz e algumas coisas especiais. Sigo com as serigrafias em cartazes e gravuras.Já elaboro um projeto de gravura em serigrafia que vou retratar versos de escritores e poetas. Deve sair daqui uns meses dois módulos de workshop, de colagem e desenho e outro dessa prática de poética e cartazes.

vital5

E para quem quer seguir com a carreira de artista plástico Vital aconselha

Agir com Coração, coragem! Seu Esforço trará resultado. Planejar e viver exclusivamente de arte é libertador e importante! Seja Profissional desde o primeiro trabalho, saiba dar valor a sua hora para cada projeto que desenvolver. Seja aberto ao mundo, as pessoas são as melhores referências. Por fim humildade, lembre-se de que ser humano.

Veja um pouco do trabalho do Vital na página do facebook