Qual câmera comprar?

(O post ficou muito grande, me perdoe, mas não tem como responder essa pergunta em 3 linhas)

d40
Essa foi minha filha Nikon D40 que me acompanhou durante alguns anos, me rendeu muita coisa boa!

Essa é a pergunta que meus amigos mais me fazem e resolvi fazer um post pra simplificar a minha vida e a de vocês! hahahahaha

Então gente, eu não sei se eu sou a pessoa certa pra responder isso, eu só sou curiosa, não conheço a respeito de todas as câmeras, lançamentos e etc, eu só pesquiso bem, tanto é que quando vocês me perguntam as vezes eu pesquiso pra poder responder ou explicar alguma coisa. As vezes alguém pergunta: “Alline, a câmera DHXZ712 é boa?” oi? não faço ideia, hahhahahahaha

Mas no que eu posso ajudar, eu ajudo com o maior prazer, e faço algumas perguntas do tipo:

1) Você quer a câmera pra quê? O que você pretende fotografar?

2) Qual a verba disponível?

3) O que você prioriza numa fotografia?

Acho que essas são as perguntas básicas e daí dá pra ter uma ideia de qual câmera você pode comprar.

As vezes a pessoa acha que uma câmera grande é sinônimo de foto boa. É aí que você se engaaaaana. Hoje existem câmeras pequenas que tiram fotos com quase qualidade semelhante que a de um trambolho grande e pesado.

E se eu te falar que essa foto aqui eu tirei com uma Canon PowerShot S50? Ela fazia longa exposição então aproveitei.

goiania

Pra quem tá começando uma dica que eu dou é: Se você quer começar a fotografar, seguir carreira, não compre a melhor câmera que existe de cara. Ninguém vira fotógrafo da noite pro dia, mesmo que você ache que funcione assim. Seja humilde. Compre uma usada, uma mais simples que tenha controle manual, aprende primeiro, experimenta, fique craque! Quando você ver que aquela câmera já não te atende mais, você troca por uma melhor. Eu acredito que se eu não tivesse começado com uma câmera simples não teria aprendido metade das coisas que sei hoje, técnicas diferentes, aprender a improvisar, abre o seu horizonte com coisas que você pode descobrir, que talvez com uma câmera top você nem sinta necessidade. É questão de curiosidade também, informação, aprender coisa nova.

Pra quem quer simplesmente fotos melhores, não indico as câmeras profissionais. Elas são pesadas e é um saco viajar com elas, transportar então, nein…

Eu acho que hoje o conceito de câmera compacta, semiprofissional e profissional tá muito misturado. A indústria tá fazendo mistura de tudo que é jeito. Tem compacta com controle manual, tem “compacta” que troca a lente, tá uma coisa muito doida. Mas mesmo assim, eu vou falar um pouco delas.

Compacta ou automática

Como o próprio nome diz, são automáticas, então se você quer uma câmera em que possa ajustar aberta ou velocidade, esquece. Pode ser que alguma marca tenha alguma compacta que tenha controle manual, eu mesma tinha uma Canon que tinha, mas a maioria não tem, e muita gente não sabe disso. Faz bastante tempo que não vejo alguém tirando foto com uma compacta. Pra quê? Alguns celulares de hoje tiram fotos melhores que as câmeras compactas.  Na minha opinião, se você tem um celular com câmera razoável, vai gastar dinheiro com compacta pra quê? As vezes vale até a pena comprar um celular novo. Eu acho que daqui um tempo elas vão é morrer!

Semiprofissional

Tem algumas bem trambolhas, e umas menores. Vai do que você quer. Elas tem controle manual. Não tenho muito o que falar delas. É legal pra quem tá começando na fotografia, que quer investir na profissão.

Profissional ou DSLR

Ah, essas não tem muito o que falar. São câmeras top pra quem quer trabalhar com fotografia. Já vi gente leiga comprando uma câmera dessa e tendo que vender por não ter conseguido usar. Foooogo de palha!!!! Se comprar faça pelo menos um curso básico ou tenha coragem pra aprender sozinho, lendo e sendo esperto.

Mirrorless

São câmeras que não possuem espelho (você vai ter que aprofundar um pouco nos estudos pra entender isso), são compactas e trocam lente. A qualidade é comparada a uma profissional, e o preço também.

 

Resumindo, são inúmeras as informações que você pode procurar ao querer comprar uma câmera, só que o seguinte, você tem que pesquisar. Ninguém vai te dar uma resposta mágica com um modelo e marca de câmera ideal pra você, quem tem que procurar isso é você. Claro que indicação de um profissional que conheça mais pode te ajudar muito, mas caso você não tenha ninguém pra te orientar, LEIA.

Então, se você quer aprofundar na pesquisa vale pesquisar pelos termos: tamanho do sensor, megapixels (você vai ver que ele não é tão importante assim), iso, exposição, abertura, foco e outros você vai descobrir nas suas leituras.

Alguns sites e canais no youtube que acompanho:

E por aí vai…

O mundo da fotografia não é só apertar um botão, não pra quem quer trabalhar com isso!