Meu casamento e o mercado de casamentos em Brasília

Em fevereiro de 2018 eu casei \o/ e virei uma noivazilla hahahahaha (essa foi a imagem que meu marido me mandou quando começamos a organizar tudo).

Tive muitas experiências nesse 1 ano de preparativos, e por isso, quero compartilhar algumas coisas com vocês e quem sabe ajudar alguma noiva que não saiba por onde começar.

Nesse mercado de casamentos a gente aprende muita coisa. Quando você começa a planejar um casamento é preciso pesquisar MUITO. E se você não tem dinheiro pra sair esbanjando, você vai fazer questão de procurar o menor preço com a melhor qualidade, nem sempre isso é possível, óbvio, mas a gente procura sempre o melhor custo benefício.

Nesse tempo, tive que mandar muitos e-mails, fazer muitas ligações e fazer várias reuniões com muitos fornecedores. Eu também sou meio frenética na organização, então pra mim isso não foi problema, além disso tive a ajuda do Guia da Noiva (que eu mesma produzi). Nisso eu pude perceber que alguns fornecedores são super mal preparados na questão de atendimento online.

Pensem que hoje cada vez mais as pessoas tem menos tempo, então, quem tem um atendimento online de qualidade, sai na frente e leva preferência (pelo menos a minha). Nesse caso, como noivas são pessoas muito loucas (pois queremos sempre o melhor) a gente abre uma exceção pra fazer ligações, mas vai dizer que não seria IDEAL resolver tudo online?

Pra quem trabalha o dia inteiro é difícil tirar um tempo pra ficar fazendo várias ligações durante o dia, então, tento resolver tudo pelo whatsapp, e-mail e site, mando uma mensagem aqui, outra ali, tudo muito rápido, e pronto.

O que mais me incomodou é a falta de trato e atenção que alguns fornecedores tem com seus futuros clientes. Por exemplo, se você procura algum serviço no google, muitos não tem site, só página no Facebook, aí você manda uma mensagem e ninguém responde, sinceramente, pra mim isso é uma falta de educação e organização, sem desculpas. Aí você liga, a pessoa fala que vai te mandar um orçamento e não manda. Quando tem site, você pede um orçamento e nunca respondem, aí você tem que ligar. Eu tenho uma lista de lugares que eu pedi orçamento e NUNCA me responderam. Entendo que o mercado empreendedor é muito difícil, prestar um serviço de qualidade com equipe pequena, as vezes você não tem um responsável só pra tratar isso, mas vamos lá, vamos tirar nem que seja 15 minutos do dia pra responder os clientes, ver um e-mail?

Outra coisa que me incomodou é que existem diveeeeersos sites de casamento como se fosse um hub de vários fornecedores, e nesses sites tem a funcionalidade de entrar em contato com o fornecedor. Você manda a mensagem e…. cri cri cri nunca respondem. Todo mundo é ótimo em se divulgar na internet, em cadastrar em vários sites diferentes, mas e o atendimento? Precisa ter um pouco de qualidade né? quer dizer.. um pouco não, tem que ter muita excelência.

Não estou generalizando, óbvio, tive muitas experiências ótimas e atendimentos muito atenciosos, porém.. a maioria ainda não é assim, e tá loooonge de ser.

O mercado de casamentos é muito louco, se você vai entrar nessa, tenha paciência e seja organizada. São as minhas dicas.

E agora vem a parte boa, tenho muita alegria em indicar os fornecedores do meu casamento, não posso dizer que foi tudo perfeito porque nunca é, mas indico eles de olhos fechados. (Todos estão com link)

  • 5 corações – não tive nenhum problema, amei muito e o atendimento foi ótimo
  • 4 corações – não tive nenhum problema, algumas coisas não foram legais mas o atendimento foi ótimo
  • 3 corações – tive problemas

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Cerimonial – Fernando Rodrigues  (Me acompanhou em todos os momentos)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Salão – Espaço Novytá  (Obrigada Joyce e Ridiane pelo atendimento e atenção)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Identidade visual, papelaria, porta guardanapos, plaquinhas, lembrancinhas – Louise Craft Boutique (Minha empresa)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Vestido de noiva, vestido das daminhas, jóias e porta aliança – Neimar Sinicio (Obrigada Carla por ser tão atenciosa)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Sapato da noiva – Mariana Machado (Não foi nada fácil porque calço um número bem incomum, e eu encontrei lá)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Decoração da igreja e buquê – Netto e Sousa (Nunca fechei um contrato tão rápido)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Músicos cerimônia e gaita de fole – Surreally Produções e Eventos (Procurem o Davi <3)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Fotógrafo – Micah Abe

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Filmagem – New Vídeo

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ DJ – NR Som e Luz – Nando Rocha (Um baita profissional)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Decoração da recepção – Isis Lovatti (Isis maravilhosa entendeu meu estilo desde a primeira conversa)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Buffet – Paladar  (5 corações é pouco)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Carro – Brasília Glamour  (resolvi tudo online)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Doces finos, bolo e bem casados – Doce Docer  (Atendimento do André foi ótimo)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Doces – Confeitaria Triolo  (Os doces mais lindos)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Gerador – Energia Geradores  (resolvi tudo online)

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Seguranças, orientadores de trânsito e brigadistas – LL Transporte Executivo  (resolvi tudo online)

♥ ♥ ♥ ♥  Igreja – Paróquia São Judas Tadeu – Brasília/DF

♥ ♥ ♥ ♥ Roupa dos pagens – MZ Alfaiataria & Formaturas

♥ ♥ ♥ Cabelo e Maquiagem – Lounge e Luiz Carlos  (Confiei no trabalho e amei minha maquiagem, mas o cabelo não foi o meu preferido)

♥ ♥ ♥ Bar – Dancing Bar (Excelente bar, peçam o bartender Alex pois prepara os melhores drinks. Também oferecem serviço de impressão de fotos, NÃO indico, tive problemas).

 

E é isso, espero que esse post possa ajudar alguém!

Bjos