Empreendedorismo Criativo com Rafaela Cappai

Ei, VOCÊ! Criativo, inquieto, talentoso, multitarefa, freela, artista, corajoso, autônomo, inteligente, hoje inauguro aqui no blog uma série pra você, a Empreendedorismo Criativo. E nada melhor do que começar essa série com a querida Rafaela Cappai: D

Rafaela Cappai
Rafaela Cappai

Pra quem não conhece a Rafaela, ela é uma artista criativa que quer viver num mundo onde a criatividade seja valorizada. Onde artistas e criativos consigam viver fazendo o que amam. Num mundo onde ninguém tenha que abandonar o que ama fazer porque não dá dinheiro. Lá em 2009 quando ela começou a pesquisar sobre o assunto empreendedorismo criativo o termo no google nem aparecia. Daí ela resolveu estudar fora e trazer esse conceito pra cá. OBRIGADA RAFAELA!

E então ela criou a incrível Espaçonave!

Screenshot

Eu não sei como eu caí no site dela, eu só sei que foi a melhor coisa que eu descobri nessa internet <3 Sabe porquê? Porque ela falava a minha língua, ela me entendia, ela sabia o que eu tava sentindo. E eu percebi isso quando assisti a série #vamoquevamo no canal do youtube da Espaçonave. Se você é empreendedor, criativo e artista, vai se identificar também. O maior diferencial que eu vi no método da Rafaela é a linguagem que ela usa e os exemplos reais que qualquer um de nós pode passar. E então, a partir daí, tudo mudou : D

Comecei a rabiscar, rabiscar mais, ter ideias, e um mundo de coisas foram surgindo na minha cabeça, coisas e ideias maravilhosas e ahhhhhhhh, eu quero fazer o curso, PRECISO!

Logo que abriram as inscrições do curso online eu me inscrevi, devo ter sido a primeira hahahaha. Não interessava quanto custava, eu ia fazer de um jeito ou de outro porque FINALMENTE ALELUIA, eu encontrei alguém que pudesse me ajudar. O curso é o DecolaLAB e você vai amar, nem preciso mais falar muita coisa depois do que eu já disse né?

decola-lab

 

Mas, afinal de contas, o que é o Empreendedorismo Criativo que tanto andam falando por aí?

Empreender com criatividade, essa “nova” forma de enxergar negócio está cada vez mais em alta no meio criativo. Unir paixão e negócio pode ser sucesso garantindo pra quem tem vontade e espírito empreendedor.

Curiosa como sou, fiz um monte de perguntas pra Rafaela, porque afinal, eu também queria saber como foi esse processo de construção do curso DecolaLAB e como as coisas foram caminhando pra ela. Perguntei quanto tempo levou até ela conseguir construir a ideia e colocar o curso no ar.

Demorou cerca de 6 meses pra pesquisar, criar e entregar a primeira turma até o final. Só três meses de pesquisa e criação. Foi super rápido. Três meses depois estava pronto. A primeira turma foi beta, então conseguimos ir ajustando muitas coisas enquanto elas foram acontecendo. E os astronautas ajudaram muito e contribuíram muito para o formato que atualmente funciona.

Ela confessa que nunca deixou o curso como ela imaginou no início. Nós criativos costumamos ser muito perfeccionistas e adiamos muitas coisas porque sempre achamos impeditivos que de alguma forma adie o que queremos fazer, e com ela não foi diferente. Achava que precisava de rios de dinheiro para criá-lo e causar o impacto que imaginava, mas não, algo inesperado aconteceu e fez com que ela corresse pra lançar tudo sozinha, criar a plataforma do curso, gravar os vídeos e tudo mais.

Além disso, perguntei pra ela se ela fez algum curso de coaching, porque no DecolaLAB, eu percebi que tinha algumas coisas que são usadas nas práticas de coaching.

Eu me vejo mais como uma mentora criativa do que como coach, mas eu estudei bastante sobre o assunto e pesquiso muitas ferramentas. Sou uma pesquisadora ávida e a maior parte do que sei vem disso. Além disso, fiz um curso (não uma formação) em coaching com a The Coaching Academy, em Londres. O coaching é um dos meus aplicativos, mas não o sistema operacional do meu trabalho. Acho que os processos criativos e o comportamento empreendedor juntos são esse cerne e o coaching é uma das ferramentas, junto com várias outras. Depois que isso ficou mais claro, vi que poderia usar o que eu já tenho e desencanei dessa formaçãozona.

E por fim, qual a sensação de ajudar tanta gente e ver tantos negócios lindos no ar.

Sobre ajudar as pessoas e ver negócios florescendo, eu me sinto muito bem, incrivelmente bem. Sinto que eu achei uma interseção que procurei durante muito tempo. Ser feliz no meu trabalho e achar que ele contribui de fato para alguma coisa nesse mundo. Realizar os meus sonhos ao mesmo tempo em que vejo as pessoas realizando os seus também. E é ao mesmo tempo um mega prazer e também uma grande responsabilidade. Me sinto é muito sortuda, isso sim!

Aqui tem um vídeo depoimento sobre o DecolaLAB, assista e entenda do que eu falo!

Decola! LAB – Depoimentos | Eduardo Mendes from Espaçonave on Vimeo.

Mas não a Espaçonave não tem só o DecolaLAB, tem outros serviços e você pode conferir tudo aqui no site http://www.espaconave.com.br/ e é bom ficar de olho também no facebook que sempre tem webseminário e eles sempre vão te acrescentar algo. E ainda tem mais, a Rafaela tá escrevendo um livro!

E aí será que te ajudei em algo? Bora ser feliz? : D

Se você gostou então compartilha!

Marca aquele seu amigo/amiga que tem tudo a ver ^^