Como criar senhas mais fortes

Você é daqueles que tem senhas óbvias pra tudo? Tipo 123456? Data de aniversário + qualquer outra coisa?

Pode ser a coisa mais idiota, que você acha que ninguém nunca vai tentar acessar, mas coloca pelo menos uma senha mais elaborada. Segurança da informação, essas coisas assim, são importantes.

Tanta história maluca que eu já ouvi porque fulano de tal invadiu o sei lá o quê de quem. Tenha em mente que os seus dados são coisas pessoais, é sua vida. Já parou pra pensar o que você anda colocando na nuvem?

Eu já fui nessa de “quem é que vai querer invadir o meu site, não tem nada, tão humilde, ninguém nem me conhece”, e pá na cara, hahahahhaha. Não são apenas pessoas que fazem isso mas também robôs maliciosos (não robô no seu sentido literal), deu pra entender né?

Então, vamos aprender a criar senhas mais fortes? Algumas dicas:

  • Evite usar a mesma senha pra tudo. Tenha várias senhas, pode até ser com pequenas variações pra você não enlouquecer, mas varie as senhas principalmente se forem de lugares importantes;
  • Evite usar palavras comuns, como eu disse no início do post, data de aniversário, nome de familiares ou animais de estimação, essas coisas…
  • Misture letras, maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais e números, não necessariamente tudo de uma vez;
  • Crie senhas grandes, de 8 a 14 caracteres, elas são mais difíceis de serem quebradas
  • Não escreva suas senhas, decore;
  • Não crie um documento com todas elas, já pensou se alguém acha? Guarde em locais separados;
  • Tente criar o seu método de memorização, relacionado a momentos ou acontecimentos que você não esquece, assim você não terá problemas se esquecer;
  • Evite usar sequências 34567;
  • Tente usar sempre o mesmo e-mail ao fazer cadastros, assim, quando você esquecer uma senha, já sabe pra qual e-mail ela será enviada.

Então, bora ter mais cuidado? Ainda mais hoje em que tudo tá na nuvem (não confio na nuvem) não tenha a ilusão que está 100% seguro. E se acontecer um terremoto, um tsunami, uma bomba atômica, uma invasão alienígena, um ataque zumbi, lá onde ficam os servidores do google, do dropbox, e você perder tudo? HAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHA
É mais ou menos isso.

Nesse site você pode testar sua senha e saber a qualidade da segurança dela.
https://howsecureismypassword.net/

Um artigo legal sobre o assunto
https://medium.com/brasil/cada-senha-tem-sua-propria-historia-eu-quero-ouvi-las-a25523d0e78a