Automatizando tarefas com o IFTTT

Tem coisa melhor do que tirar tarefas básicas da sua fila de afazeres e ser feliz durante o resto do dia? Deixar tudo programado pra fazer automaticamente? Não tem né! Vocês sabiam que existem plataformas e aplicativos capazes de automatizar algumas tarefas pra você? Já uso uma dessas plataformas a bastante tempo e resolvi contar pra vocês de forma simples como elas funcionam.

Basicamente eles funcionam assim: você programa uma ação para fazer isso, enquanto aquilo, um if – else bem simples. Ainda não entendeu? Olha esse exemplo:

ifttt_1

O que diz aí? Diz que toda vez que eu fizer um post no meu blog wordpress, ele vai fazer um post no twitter avisando os meus seguidores que tem conteúdo novo no blog. Massa né?

ifttt_2

E olha que legal, eu posso escrever a mensagem que eu quiser.

ifttt_3

Mas esse é só um exemplo, você pode criar diversas condições. Essas plataformas já possuem integrações prontas e você só precisa montar. Essas integrações que eu digo são com o Google por exemplo, Dropbox, Twitter, funções do seu smartphone, várias coisas, as opções são inúmeras e muito legais.

E a plataforma que eu faço isso tudo é a IFTTT, a mais conhecida e na minha opinião a mais fácil de usar. Ela tem várias condições já prontas que é só você pegar e usar, ou você pode criar as suas e compartilhar com os amigos e deixar disponível pra qualquer pessoa usar. Tem app pro smartphone e é grátis.

Explore, tenho certeza que você vai gostar!

Outras opções que encontrei foram essas:
Zapier
Cloud Work
Skyvia
elastic.io
dlvr.it

Espero que tenha gostado 😉