Faça o seu álbum de fotos

Ultimamente tenho feito vários álbuns artesanais de fotografia, e por isso estive pensando na diagramação das fotos, em como ela é importante. Pra quem ainda não viu meu post onde falo da importância da fotografia impressa, pode ver aqui.

Hoje as possibilidades para guardar fotos impressas são muito maiores do que na época em que não existiam as fotografias digitais. Isso porque hoje é muito mais fácil você conseguir fazer formatos e tamanhos diferentes, combinações entre textos e imagens, mistura de fotos analógicas com digitais, e por aí vai, inúmeras possibilidades.
Reuni algumas dicas de como organizar suas fotos digitais impressas, como diagramar e como guardar, espero que gostem : )

Como diagramar

Diagramação nada mais é que a organização dos elementos numa página, sejam eles imagens ou textos. No caso dos álbuns de fotografia é como vamos dispor as imagens na página de forma organizada e que faça sentido pra quem vai ver essas fotos.
A diagramação pode ser feita tanto com fotografias impressas coladas em páginas de um álbum, quanto em softwares para criar páginas de álbuns prontas para impressão.
No caso de diagramar fotos impressas, coladas nas páginas ou com cantoneiras, gosto de planejar as fotos que tenho em mãos para dispor de forma harmônica na página, antes mesmo de começar o trabalho. Já para a diagramação da página completa usando algum software de edição, a liberdade é bem maior. Podemos usar máscaras para diferentes formatos, mesclar texto na página, e por aí vai. Nesse caso gosto de criar uma identidade entre os elementos e construir um álbum que converse todo entre si. Um exemplo é usar fontes que combinem umas com as outras e escolher uma paleta de cores entre os elementos.

foto4
abeautifulmess.com
foto2
abeautifulmess.com

Como organizar

Gosto de organizar as fotos numa página de acordo com os momentos e dependendo do caso cronologicamente. Cada caso é um caso, se forem fotos de uma festa por exemplo, sigo a ordem cronológica, se forem fotos aleatórias podemos pensar nos momentos ou nas pessoas que estão nelas, enfim, podem ser usadas diversas formas de organização. O importante é você conseguir transmitir o que você quer transmitir com aquela ordem.

foto3
http://www.nicolereaves.com/blog/

Muitas pessoas gostam de criar álbuns de acordo com os eventos, mas isso servia mais para quando as fotos digitais ainda não existiam. Era costume ter vários albinhos de aniversário, de viagem, ou de um evento específico, fotografar não era tão fácil e nem a todo momento como é hoje. Então, uma boa dica pra você criar álbuns com as suas fotos digitais impressas, é durante o ano ou ao final dele, criar um álbum com todas as fotos relevantes daquele ano que passou. Assim, você nunca perde nada e guarda os momentos inesquecíveis daquele ano. É uma ideia legal!

foto1
1. domesticfashionista.com 2. http://azzarijarrett.com/blog

Como guardar

A melhor maneira para guardar fotos impressas ainda são os álbuns. As fotografias não foram feitas para ficarem sendo manuseadas de mão em mão, elas ficam marcadas, podem amassar ou até mesmo estragar, e muito menos para serem guardadas soltas, o atrito de uma com a outra, durante muito tempo, podem fazer com que elas grudem umas nas outras e podem estragar. (Eu perdi uma foto que ficou por anos num porta retrato, a foto grudou no vidro e quando tentei tirar já era, rasgou tudo).

Caso você queira fazer um álbum e não sabe como começar, podemos trocar ideias ou até mesmo eu posso fazer pra você. Você pode ver alguns álbum que eu já fiz aqui.